ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

A Área de Proteção Ambiental (APA) Itacaré Serra Grande foi criada em 1993 pelo Governo do Estado da Bahia e tem como objetivos proteger o rico patrimônio natural da região e incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais.

O QUE É UMA APA ?

Área de Proteção Ambiental é uma categoria de unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assim como os parques nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas e outras.

Atualmente essa região costeira desponta como um dos dez mais promissores destinos de turismo de natureza do Brasil, junto com Fernando de Noronha e Bonito. Este litoral é protegido pelo Parque Estadual da Serra do Conduru, com 9,4 mil hectares, e pela Área de Proteção Ambiental de Itacaré Serra Grande que em setembro de 2003 teve sua área ampliada totalizando atualmente 62.000 hectares. A APA Itacaré Serra Grande ocupa uma faixa litorânea de aproximadamente 6 km de largura por 28 km de comprimento. Limita-se ao norte pela foz do Rio de Contas, ao sul pelo Riacho do Sargi e a leste pelo Oceano Atlântico.

Mapa da APA

O órgão responsável por acompanhar e fiscalizar o Plano de Manejo da APA Itacaré Serra Grande é o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) através de suas delegacias estaduais. O Conselho Gestor da APA incentiva o uso equilibrado dos recursos naturais e estimula o desenvolvimento regional ordenado.

Com um rico patrimônio natural formado por exuberantes remanescentes florestais, manguezais, cascatas e cachoeiras de águas cristalinas, rios, riachos, mar, corais e praias belíssimas, a APA apresenta um clima tropical super úmido, muito comum no sul da Bahia.

A faixa litorânea é composta por planícies costeiras e cordões arenosos formando restingas, associados a remanescentes bem preservados da Floresta Atlântica, além de manguezais.

Esta APA possui várias espécies da fauna ameaçadas de extinção, como é o caso da preguiça-de-coleira, do mico-leão-de-cara-dourada, da Suçuarana e da Jaguatirica. Pelo alto número de espécies de aves catalogadas na região, inclusive o raro gavião-pato, já é possível fazer passeios guiados para a observação de pássaros.

Para colaborar com a preservação da APA Itacaré Serra Grande, algumas medidas podem ser adotadas pelos visitantes, tais como: não jogar lixo nas trilhas e nas praias, respeitar a zona de orla marítima evitando o tráfego de veículos na praia, denunciar a pesca predatória, não comer carne de animais silvestres, evitar barulhos após o anoitecer, respeitar a cultura local e divulgar a importância da conservação deste patrimônio.

Orientações para passeios nas trilhas