ARTESANATO

A base do artesanato de Itacaré está na natureza. São tantas as possibilidades de matéria-prima oferecidas que a criatividade dos artesãos é ilimitada. Os coqueiros e dendezeiros certamente são os preferidos por muitos artistas locais e também pelos visitantes.

Quase todos os pedaços que integram essas árvores podem de alguma forma, ser utilizados como base ou componente para algum produto artesanal – em geral relacionado à decoração.

As fibras do coqueiro e seus talos transformam-se em luminárias, talos de açaí tornam-se jogos americanos, folhas do coqueiro geram interessantes revestimentos, cortinas são feitas com dezenas de sementes de dendê. E como se esquecer da Biriba, matéria-prima dos famosos berimbaus artesanais. Nas praias é freqüente encontrar crianças da cidade transformando a palha verde dos coqueiros em pequenas esculturas de animais da região.

Nos últimos anos é impressionante a proliferação de artesãos desenvolvendo trabalhos muito criativos e de uma beleza plástica incontestável em Itacaré. O papel marche também é utilizado na recriação de máscaras africanas e de frutas regionais.

Vários artistas plásticos – sobretudo pintores e escultores – vindos de diversas partes do Brasil e do mundo decidiram fixar suas bases na cidade e atualmente é relativamente fácil admirar suas obras em alguns dos bares, restaurantes e pousadas distribuídas pela cidade.

Estes e tantos outros objetos produzidos pelos artistas itacareenses, além de gerar emprego e renda para muitos, embelezam as casas e vidas de tantos turistas que nos visitam.

Uma área promissora e ainda pouco difundida, mas que abriga o sentimento de integração entre o homem e o meio ambiente revelado pela arte.

Conheça os artesãos de Itacaré