ECO AVENTURA

A região da APA Itacaré Serra Grande constitui um quadro perfeito para o turismo de aventura. Em poucos lugares do mundo a natureza foi tão generosa, oferecendo um conjunto de atrativos tão diversos, concentrados em um único espaço.

O conjunto excepcional de matas, rios, cachoeiras, manguezais e praias possibilitam inúmeras experiências inesquecíveis, que vão desde um simples banho de mar em águas translúcidas, passando por calmos passeios de canoa pelo Rio das Contas, até a prática de esportes radicais.

NATUREZA E ADRENALINA

O surf foi o primeiro grande atrativo. Foram eles - os surfistas - os primeiros a descobrirem algumas das mais belas praias do país, escondidas por altas dificuldades de acesso.

Desde 1998, quando foi inaugurada a estrada que liga Ilhéus a Itacaré, tem aumentado bastante as atividades de aventura praticadas na região: parapente, rafting, arvorismo, rapel, mountain bike, stand-up, caiaque, off-road...

Hoje é possível curtir Itacaré com muita adrenalina, contando com o apoio de guias especializados. Na cidade existem várias operadoras de turismo que oferecem uma grande variedade de roteiros de aventura.


TRILHAS E CACHOEIRAS

Muitas trilhas cruzam a Mata Atlântica, passando por cachoeiras e praias virgens. São roteiros inesquecíveis tanto para o trekking como para o montain bike.

A altura das árvores, principal característica da Mata Atlântica, permite a prática do arvorismo, que consiste na travessia de trilhas suspensas interligando as copas das árvores.

Em Itacaré e Serra Grande foram criadas trilhas ecológicas para que todos possam conhecer a riqueza da Mata Atlântica, trazendo alternativas econômicas sustentáveis para os pequenos produtores rurais da região.

O ecoturismo e o turismo de aventura vêm se apresentando como importantes ferramentas para o desenvolvimento sustentável de Itacaré. Propõem uma utilização responsável dos recursos naturais, respeito às tradições culturais, associando a conservação da natureza com a geração de renda e melhoria da qualidade de vida para comunidade.
 

» Esportes e passeios

» Orientações para passeios nas trilhas

» Área de Proteção Ambiental