GASTRONOMIA

O caráter cosmopolita de Itacaré transformou o lugar num caldeirão de culturas, que tem seu maior reflexo no cardápio variadíssimo de opções gastronômicas e prazeres gustativos, misturando sabores regionais com amostras de grande parte das culinárias do mundo. Por causa dessas características, é possível passar uma semana em Itacaré, visitando um restaurante diferente a cada jantar.

Como a tônica é a diversidade Itacaré agrada todos os gostos e bolsos. Desde um refrescante açaí, passando por um delicioso cafezinho acompanhado por torta, um acarajé na praça, até um magnífico jantar, tudo pode acontecer durante um passeio pelo circuito gastronômico da cidade

A qualidade da matéria-prima também é uma característica a ser ressaltada. Com várias iniciativas de desenvolvimento sustentável, inúmeros pequenos produtores rurais começaram a se dedicar ao cultivo de produtos naturais de qualidade, que hoje estão disponíveis para o consumo. São legumes, frutas e verduras cultivados artesanalmente, orgânicos. Além disso, a produção pesqueira aqui é abundante e rica em um sem número de espécies de peixes e frutos do mar. É quase como se os legumes, verduras, ovos e peixes viessem diretamente de sua origem para as mesas. A moqueca de curuca, camarão endêmico da região é imperdível.

Com o turismo em alta, Itacaré atraiu inúmeros profissionais de gastronomia que por aqui se estabeleceram. Aliados, a qualidade dos produtos ao talento desses chef´s o resultado é garantido.

Itacaré respeita o cardápio de “Dona Flor”, figura real eternizada no livro de Jorge Amado - pimenta, dendê, frutos do mar, moqueca, farofa de banana da terra, pirão de leite, xinxim de galinha e cocada - uma profusão de sabores e odores para nenhum paladar botar defeito.

No roteiro gastronômico de Itacaré, há alguns endereços que são simplesmente imperdíveis, como por exemplo: À Brasileira, com sua cozinha contemporânea exótica; Emporioa Bahia, com produtos finos e uma grande variedade de vinhos, a pizzaria Boca de Forno, um ambiente extremamente agradável e animado com drinks deliciosos e, claro, uma pizza fantástica; o Casarão Amarelo, com culinária internacional e seus coquetéis e bebidas da melhor procedência e o Restaurante da Tia Deth parada obrigatória para quem quer experimentar as delícias típicas do litoral baiano.

O melhor mesmo é vir até aqui e conferir pessoalmente estas e muitas outras sugestões gastronômicas que Itacaré tem que dão água na boca.