Itacaré.com
PT

MATA ATLÂNTICA

Itacaré oferece muito mais que belas praias. Possui rios, cachoeiras e uma grande reserva de Mata Atlântica. Considerada a segunda maior floresta brasileira, hoje restam apenas 5 % de sua extensão original. Não é a toa que a região da APA Itacaré Serra Grande é considerada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO já que da cobertura original, o município ainda preserva 31% de área remanescente coberta pela Mata Atlântica.

São mais de 22.000 hectares de mata, 93 de mangue e 573 de restinga.

A região sul da Bahia, mais especificamente a faixa compreendida entre os rios Jequitinhonha e Contas, conserva a parcela mais significativa de Mata Atlântica do Nordeste Brasileiro. As florestas desta região são caracterizadas por árvores altas, com folhas sempre verdes e abundância de epífitas. Ali se encontram espécies ameaçadas de extinção como o macaco-prego do peito amarelo e a preguiça de coleira.

A Mata Atlântica é considerada pela comunidade científica mundial como um dos conjuntos de ecossistemas mais ricos em diversidade de espécies animais e vegetais do planeta e a segunda mais ameaçada de extinção. Por este fato, em 1991 a UNESCO elevou a Mata Atlântica à categoria de Reserva da Biosfera, sendo hoje uma das três maiores prioridades de conservação do planeta.

PARQUES E RESERVAS

As principais unidades de conservação da região são a APA de Itacaré Serra Grande é o Parque Estadual da Serra do Conduru.

A Área de Proteção AmbientalAPA Itacaré Serra Grande – além de Reserva da Biosfera é também considerada como Patrimônio da Humanidade. Seus limites estão demarcados ao norte pela foz do Rio de Contas, ao sul pelo Riacho do Sargi e ao leste pelo Oceano Atlântico, com uma área de aproximadamente 62.000 hectares e rica fauna e flora.

O Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC) possui uma área de aproximadamente 9 mil hectares e abriga importantes trechos de Mata Atlântica ainda preservados. Um levantamento realizado por botânicos da CEPLAC e do Jardim Botânico de Nova Iorque identificou no PESC 456 espécies diferentes de árvores em um hectare, um recorde mundial.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN)

Entre as iniciativas privadas que colaboram para a preservação ambiental da região destaque para as RPPN´s: uma das maiores do Brasil, a Reserva Capitão está localizada em Itacaré, a 13 km da sede do município, na estrada Itacaré-Taboquinhas. A área possui 973 hectares e é quase toda coberta por floresta, sendo que 310 hectares estão dentro da área do Parque Estadual da Serra do Conduru e 660 hectares foram reconhecidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Bem próxima a esta encontramos a RPPN Pedra do Sabiá com 117 hectares formando um conjunto de 1.300 hectares em reservas particulares que estão no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Itacaré – Serra Grande.

Lá já foram realizadas pesquisas e levantamentos de árvores, aves, anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas), mamíferos, cobras e lagartos, e uma das mais importantes desenvolvida sobre o comportamento do macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus xanthosternos), um dos 25 macacos mais ameaçados de extinção do mundo.

Essas reservas são fortes atrativos já que o visitante pode entrar em contato com as formas de produção local, inclusive o sistema “cabruca” de plantio do cacau que foi responsável pela preservação da Mata Atlântica nesta região

PASSEANDO POR MATAS E RIOS

Em Itacaré e Serra Grande a natureza é o espetáculo principal. São cachoeiras entre manguezais, trilhas onde pode-se observar pássaros, esquilos e pequenas raposas ou mergulhar nas águas de rios e piscinas naturais.

O Rio de Contas, cuja nascente fica na Chapada Diamantina, percorre cerca de 620 km até o mar de Itacaré e encanta a quem se aventura de canoa ou barco.

As histórias contadas e cantadas da gente ribeirinha vêm cheias de lendas e mitos das águas do rio o que torna o passeio ainda mais mágico e digno de fotos tipo cartão-postal para ninguém jamais se esquecer.

MAPAS
ITACARE.COM.BR
this site in English  este sitio en Español  ce site en Français